Blog
27
Mai
2021
Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Veja quais são os benefícios e malefícios da energia solar e decida se vale a pena ou não instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa. Entenda os prós e contras da energia solar fotovoltaica e o porquê da energia solar no Brasil e no mundo estar em constante crescimento.

A definição de Energia Solar é associada à energia fotovoltaica, tecnologia que utiliza a luz do Sol como fonte de energia para gerar eletricidade e, portanto, possui a vantagem de ser uma energia gratuita, renovável, alternativa e limpa, apesar da desvantagem de seu alto custo inicial.

A energia solar funciona com a captação da luz do sol a partir de placas solares fotovoltaicas com diversas vantagens, como possuir facilidade de manutenção e o fato de trazer economia de até 95% na conta de luz, apesar da desvantagem de seu alto custo inicial.

As principais vantagens e desvantagens da energia solar são: vida útil a partir de 25 anos, gerando economia de até 95% na conta de luz e pagando-se em até 7 anos, mesmo não gerando energia à noite e em casos de quedas de energia na rede elétrica, quando o sistema não utiliza baterias.

A energia solar fotovoltaica possui vantagens e desvantagens, entre elas: a facilidade de acesso à energia elétrica em locais mais remotos, apesar de sistemas off-grid possuírem baixa capacidade de armazenamento por ainda estarem em desenvolvimento.

As usinas solares fotovoltaicas também possuem vantagens e desvantagens, como a durabilidade de mais de 30 anos, apesar de seus altos custos iniciais, e o fato de ocupar pouco espaço, ainda que tenham uma menor produção de energia em comparação às usinas termelétricas.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Vantagens: não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter. Suas desvantagens são o alto custo de aquisição (custo que se retorna em pouco tempo) e não gerar energia à noite.

Vantagens da Energia Solar Desvantagens da Energia Solar
A energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável Alto custo de aquisição
Energia alternativa ao petróleo Não gera energia à noite
A energia solar é silenciosa Falta de Incentivos no Brasil
É uma fonte de energia gratuita Sistema Anti-ilhamento
A energia solar fotovoltaica é o sistema de autogeração mais barato
Necessidade mínima de manutenção
Fácil de instalar e barata de manter
Vida útil de mais de 25 anos, pagando-se em até 7 anos

Comente essa publicação

Contate-nos pelo WhatsApp!